Nunca desistas de ti!

Projetos que correm menos bem? Quem é que não teve?
Eu sim já tive. Há uns que passamos à frente, outros que também passamos à frente mas que nos marcam mais. Talvez pelo que aprendemos, pelo que significado que teve, pelo impacto que teve ...
Há muitos anos atrás eu era uma miúda cheia de sonhos. Uma miúda porque poucos anos tinham passado dos meus 18 anos, e ainda me faltavam a aprender muitas coisas da vida. 
Eu tinha objetivos, tinha sonhos, queria certas coisas para mim.  E aventurei-me.
Agarrei na altura um projeto profissional pelo qual me apaixonei. Tinha deixado a minha loja e achava que queria uma coisa diferente, onde pudesse ir mais longe e crescer mais como pessoa.
E de facto cresci. Aprendi muita coisa. Mas aprendi não da maneira que pensaria aprender ou idealizava.
As coisas não correram tal como esperava, ao inicio sim, tudo fluia e corria bem e atingi os meus objetivos, mas depois...
Depois veio a crise e TROIKA, com todas as consequências que isso teve para todos, depois veio as minhas próprias crises pessoais não resolvidas. Havia uma coisa que eu não sabia fazer naquela altura, deixar certos problemas e crises pessoais de lado e focar-me nos meus objetivos. 
A pior coisa que um empreendedor pode fazer é deixar de perceber que os seus objetivos profissionais e o dinheiro que leva para casa ao fim do mês dependem da sua força e capacidade de trabalho, e se desfocar com o ruído. O ruído dos seus próprios problemas e das próprias crises.
E não, de facto, tentei mais que uma vez mas eu caía sempre no mesmo erro. Não sabia focar-me no que era realmente importante. Perdia-me.
Claro que muitas vozes se levantaram. Há sempre aqueles que adoram julgar os outros como se fossem Deuses e uns grandes sábios. Aqueles que normalmente não tenham vida própria, e que são infeliz, ou têm uma dor de cotovelo daquelas, e para quem é mais fácil dar à língua sobre a vida alheia.
Houve quem me acusa-se de infantilidade, de não querer fazer nada, ou não saber o que fazer. Houve quem me inventasse uns quantos namorados (todos de bradar aos céus, por sinal) e sei lá mais o quê!
Não! Não foi nada disso. E digo não porque me tenha de explicar a alguém, porque essas vozes "da treta" não me interessam para nada, nem me vão bater à porta se um dia precisar de alguma coisa . Digo-o, porque cresci com isso, e é bom para nós enquanto pessoas percebermos os nossos erros, entendermos porque as coisas aconteceram daquela forma, aprender e seguir em frente de uma outra maneira! Pior do que uma má decisão é uma não decisão. É não ter coragem de arriscar, é não seres o que queres ser e ires atrás da manada!
Eu aprendi muitas coisas, a nível profissional, sim, para trabalhar bem e vencer!
E aprendi, bem mais que isso: isso acontece se eu quiser, se eu me focar no que é para fazer e não me perder no ruído! Acontece ao acreditar no que é importante, ao acreditar que eu pura e simplesmente sou capaz! 
E se não der certo desta forma, corrige-se e faz outra! E se não der certo pela outra, não é porque és burra ou incapaz, mas porque podes simplesmente não estar no lugar certo para ti, e então deves é olhar para o teu coração e perguntares onde queres realmente estar e onde realmente queres chegar!
NUNCA ACREDITES NOS OUTROS! NUNCA DUVIDES DE TI! NUNCA PONHAS EM CAUSA QUEM ÉS E O QUE ÉS CAPAZ POR UM ACONTECIMENTO OU POR UMA PESSOA! AH! E MUITO IMPORTANTE: NUNCA DESISTAS DE TI!




Comentários

Mensagens populares